Post info

Marcadores:


Comments 0


Author: rupereta servindo sempre

O que é a Igreja?

A igreja [i] é um grupo de pessoas, pessoas que um dia tiveram suas vidas transformadas ao receberem por meio de Jesus o perdão de seus pecados. A igreja não é um lugar a igreja são pessoas.

Estas pessoas em gratidão ao perdão que lhe foi concedido se reúnem em determinados locais para que juntas adorem aquele que é digno de receber todo o louvor pelo século dos séculos.

Estas pessoas que um dia tiveram seus pecados perdoados são denominadas na bíblia como A Noiva, o Corpo de Cristo, o Baluarte da Verdade (1Tm 3.15) ou a Família de Deus (Ef 3.15).

Onde houver um grupo que alegue que Jesus é o Cristo, e por Ele estas pessoas aleguem que foram perdoadas e tenham somente como regra de fé e prática aquilo que se encontra descrito na bíblia ali se encontra a Igreja de Jesus.

Os lugares não são igrejas, os lugares só servem para abrigar a Igreja. Você não leva pessoas a Igreja você faz, por meio da apresentação do evangelho, com que pecadores se tornem a Igreja. Você não vai a um templo ou a uma igreja, você é o templo – você é a Igreja.

Você se reúne com a Igreja em um determinado lugar.

A Igreja pode estar reunida em uma casa ou em outros lugares públicos como shopping, restaurante ou em sua própria propriedade em uma determinada região. Nesta região podemos ter vários grupos de pessoas que seguem uma determinada tradição cristã, que pode ser diferente de outra tradição cristã, mas isto não quer dizer que um determinado grupo seja melhor ou pior que o outro, todos estes grupos são o Corpo de Cristo ou a Igreja do Senhor Jesus. Podemos ter na mesma região grupos cristãos denominados como pentecostais, reformados, batistas entre outros.

Em uma determinada região podemos ter alguns grupos que se denominam “igreja”, mas não fazem parte da Igreja do Nosso Senhor Jesus. 

Deixe-me ilustrar:

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias não é e não faz parte da Igreja do Nosso Senhor Jesus. A igreja dos Mórmons nega a suficiência da bíblia - criando para si um livro para afirma suas crenças o Livro dos Mórmons. A Igreja Mórmon ensina que o sangue de Jesus não e suficiente para expiar todos os pecados. Há certos pecados que, segundo eles, podem ser expiados pelo sangue do próprio pecador. [ii]
Pelo fato dos mórmons não crerem somente na bíblia e afirmarem que existe a possibilidade de qualquer ser humano ser capaz de expiar alguns de seus pecados – eles negam o ato de Jesus ter morrido na cruz por TODOS OS NOSSOS PECADOS. Isto faz da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, uma falsa igreja – que não segue a tradição cristã comum, por exemplo, aquela citada no Credo dos Apóstolos. [iii]

Para você saber se um determinado grupo que diz seguir Jesus é a verdadeira Igreja de Nosso Senhor Jesus – tenha sempre este teste em mente:
·         Tal grupo tem como única regra de fé e prática a bíblia? Caso a resposta seja negativa, você não se encontra na verdadeira Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo. Qualquer grupo que tenha outro livro ou outra fonte de ensino que seja comparado ou colocado no mesmo patamar que a bíblia é um grupo de falsos cristãos.
·         Tudo que este grupo ensina ou crê tem como única fonte a bíblia? Caso a resposta seja negativa, você não se encontra na verdadeira Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo.
·         Tal grupo crê, que a sua salvação e o seu perdão, dependem exclusivamente e totalmente de Jesus, o Cristo. E que não existe nenhum outro meio pelo qual possamos ser salvos ou perdoados, e que nenhuma outra obra efetuada por qualquer ser humano é capaz de ajudar neste processo de salvação e perdão. Caso a resposta seja negativa, você não se encontra na verdadeira Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Se tal grupo sustentar estes três simples princípios,de forma positiva, você encontra-se diante da verdadeira Igreja de Nosso Senhor Jesus.
Por: Andrezinho Rupereta









[i] 1. ekklesia - formado de ek, “para fora de”, e klesis, “chamado” (kaleõ, “chamar”), era usado entre os gregos para descrever um corpo de cidadãos “reunidos” com a finalidade de discutir os assuntos do estado (At 19.39). Na Septuaginta, é usado para designar o “ajuntamento” de Israel, convocado para qualquer propósito definido, ou um “ajuntamento” considerado o representante da nação inteira. É usado para se referir a Israel (At 7.38); a uma turba revoltada (At 19.32,41). Tem duas aplicações a grupos de cristãos: (a) ao grupo inteiro dos redimidos ao longo de toda a era atual, o grupo acerca do qual Cristo disse: “([Eu] edificarei a minha) igreja” (Mt 16.18), e que mais tarde é descrito como a “igreja, que é o seu corpo” (Ef 1.22,23; 5.23), (b) no singular (por exemplo, Mt 18.17, “igreja”), refere-se a um grupo formado por crentes professos (por exemplo, At 20.28; 1 Co 1.2; G1 1.13; 1 Ts 1.1; 2 Ts 1.1; 1 Tm 3.5), e no plural, diz respeito às igrejas num distrito. Há uma exceção aparente em A t 9.31, onde, enquanto a RC traz “igrejas”, o singular (ARA) parece apontar para um distrito; mas a referência é claramente à igreja que estava em Jerusalém, da qual ela há pouco tinha sido espalhada (At 8.1). Igualmente, tem Rm 16.23, onde diz que Gaio era o anfitrião de toda a igreja”, sugere tão-somente que a “assembléia” em Corinto tinha se acostumado a se reunir em sua casa, onde também Paulo fora recebido.

[ii] Desmascarando as Seitas – Natanael Rinaldi e Paulo Romeiro – Editora CPDA.

[iii] 1º artigo (da criação) Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra. 2º artigo (da salvação) E em Jesus Cristo, seu Filho unigênito, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo,
nasceu da virgem Maria, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu ao mundo dos mortos, ressuscitou no terceiro dia, subiu ao céu, e está sentado à direita de Deus Pai, todo-poderoso, de onde virá para julgar os vivos e os mortos. 3º artigo (da santificação) Creio no Espírito Santo, na santa Igreja cristã, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição do corpo e na vida eterna. Amém  - Breve Catecismo de Lutero, Igreja Evangélica de confissão Luterana no Brasil.

Você também pode encontrar uma ótima explicação do Credo dos Apóstolos feita pelo Pastor e Historiador Franklin Ferreira aqui: http://vimeo.com/52494577  

0 comentários:


Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.