Post info


Comments 0


Author: rupereta servindo sempre




Por favor,não me chame de evangélico
pois eu não sou!

por Andrezinho Rupereta



Em Antioquia, os discípulos pela primeira vez 
foram chamados de cristãos 
Atos 11.26

Calma gente, eu não apostatei.

A princípio talvez você me questione, dizendo que ser evangélico é o mesmo que ser cristão. Sim eu concordo que em termo gramatical as expressões, evangélico e cristão são semelhantes em seu significado, observemos:

Cristão = adj (lat christianu) 1 Que professa o cristianismo. 2 Conforme ao cristianismo, ou a ele relativo. 3 fam Claro, conveniente, próprio, razoável: Compostura cristã. sm 1 Sectário do cristianismo. 2 Ente, pessoa. Fem: cristã. Pl: cristãos. C.-novo: judeu convertido do judaísmo à fé cristã. C.-velho: cristão que nunca foi judeu. Sup abs sint: cristianíssimo.[1]

Evangélico = adj (Evangelho+ico2) 1 Do Evangelho ou a ele relativo. 2 Conforme aos princípios do Evangelho. 3 Pertencente ou relativo ao protestantismo: Igreja evangélica. 4 Caritativo, carinhoso, meigo.[2]

A expressão “sou evangélico” se tornou tão popular, que às vezes, nós nos esquecemos, que somos cristão, quando uso a expressão cristão quero dizer, que nosso estilo de vida, deve ser semelhante ao de Jesus - somos cristão, porque somos discípulos de Jesus Cristo, esta era a idéia, quando os discípulos foram pela primeira vezes chamados de cristão.

Paulo em sua defesa diante do rei Agripa expõe sua fé em Cristo e em um determinado ponto de seu argumento ele pergunta se o rei crê nos Profetas[3] - a indignação de Agripa se deu ao desconfiar que Paulo o estivesse persuadindo a ser um cristão[4].

O termo cristão é clássico, antigo e descrevia realmente o que intencionava dizer - “um homem ou mulher, seguidor de Jesus Cristo que não se curvavam diante do sistema religioso de sua época, mantinham uma vida santa, totalmente contraria, ao estilo de vida dos Imperadores e povos de sua época”.

Talvez o termo “sou um cristão”, ecoa ao ouvido de alguns evangélicos, como algo de outro mundo, pois é conflitante com seu estilo de vida.

Vejo alguns evangélicos determinarem por meio de suas frases de efeitos “eu posso”; “eu sou, tudo aquilo que a bíblia diz que sou”; entre outras frases poderosas, que mais parecem mantras cristãos, como que se pudessem realmente mudar as circunstâncias criticas de sua vida, eles excluíram a teologia do sofrimento de seu convívio. Na maioria das vezes estas frases estão ligadas a uma vida prospera[5]. Afinal não é preciso ser evangélico para aprender este tipo de fraseologia, basta você participar de cursos como PNL [6]ou ler livros como o Segredo[7].  Tudo isto soa muito estranho, aos ouvidos de um cristão.

Um cristão sofre, chora e sente dor! Alguns evangélicos não. Eles não sofrem, não sentem dor, não passam necessidades e também não são semelhantes a Jesus.
O sofrimento faz parte da vida cristã, como a vida cristã, muitas vezes é levada a maturidade por meio do sofrimento. Ao lermos os Salmos ou mesmo algumas cartas do Novo Testamento, encontraremos abundante, relatos de dor, sofrimento e esperança.

Pedro alerta seus leitores de que deveriam sofre como cristão, e não sofrerem, por causa de seu estilo de vida, irresponsável e escandaloso.

“Contudo, se sofre como cristão, não se envergonhe, mas glorifique a Deus por meio desse nome. 1 Pedro 4:16”.

Deus é Soberano e cuida de nossa vida, não excluo de minha vida as firmes promessas de Deus, reveladas por Ele nas sagradas escrituras, o que defendo neste pequeno texto é que cristãos sofrem e abomino a atitude idiota de alguns evangélicos que tentam manipular a Deus, como se isto fosse de alguma forma possível.

Não excluo de minha vida as benções de Deus, por meios de curas, providencias e milagres extraordinários, eu creio que a oração do justo é poderosa e eficaz[8], mas creio também que Deus nos capacita por meio de sua graça infinita a passar pelos sofrimentos extremos que a vida nos proporciona – os mártires, os cristãos chineses, os cristãos nos países onde é predominante o Islã e suas leis severas, as crianças bruxas da África, que são levadas a morte por meio da ordem de alguns evangélicos [9] e os cristãos de nossos sertões brasileiro, sim todos estes e mais alguns são a prova que Deus nos capacita a passar pelo sofrimento, ainda que este sofrimento nos leve a morte.

Sim sou um cristão é não sou evangélico!

Assim como na rede social Facebook – alguns evangélicos curtem o maldito evangelho da prosperidade. Eu não curto mentira!

Seja um cristão, pois evangélico no Brasil já tem bastante.

“aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou. 1 João 2:6”




[3] Os escritos dos profetas registrados no Antigo Testamento, que anunciaram a vinda do Messias, sua morte e ressurreição.
[4] Então Agripa disse a Paulo: "Você acha que em tão pouco tempo pode convencer-me a tornar-me cristão? Atos 26.28 – NVI.
[5] Uso o termo prospera, como referencia a da doutrina da prosperidade, que é anunciada com grande ênfase em alguns púlpitos evangélicos.
[8] Tiago 5.16 – Nova Versão Internacional.

0 comentários:


Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.