Post info

Marcadores:


Comments 1


Author: rupereta servindo sempre



Diante da denúncia feita pela Rede Record, no programa Domingo Espetacular, sobre o Apóstolo Valdemiro, houve uma grande manifestação em diversos veículos de comunicação, como as redes sociais, blog e redes de televisão. Pessoas indignadas se manifestaram de diversas formas, publicando fotos engraçadas, como uma luta estilo UFC entre Edir Macedo e Valdemiro, outros publicaram matérias afirmando que qualquer pessoa que se apresente como pastor é ladrão, alguns sugeriram que houvesse um reality show tipo “Pastores Ricos” etc. Eu como cristão, fico muito triste com tudo isto, já faz algum tempo que venho observando as atitudes arrogantes, do tal “pseudoapóstolo”, o escândalo era somente uma questão de tempo. Que o ministério público investigue as denúncias e se ficar provado que Valdemiro é culpado, que ele pague por seus erros.

Mas o meu alerta é para você cristão, uma regra básica do cristianismo é “a bíblia é a nossa única regra de fé e prática” o grande erro que cometeram aqueles que se sentiram enganados por Valdemiro é não ter dado a devida atenção para esta regra.

Temos registrado nas escrituras várias advertências contra obreiros fraudulentos  não é de hoje que eles se manifestam, desde o antigo testamento, temos registros deste tipo de pessoa, no antigo testamento encontramos a Lei que foi entregue a Moises e por meio dele, Israel ouviu o que Deus exigia de seu povo. No decorre da historia do povo judeu, encontramos homens que não guardavam a Lei de Deus, e enganavam a muitos. O povo errava, pois dava ouvido para este tipo de falso profeta ou rei e deixavam de cumprir os mandamentos de Deus, por meio destes lideres o povo se prostituia, faziam para si ídolos e os adoravam, os comerciantes roubavam o seu próximo por meio de balanças adulteradas, não se prestava assistência aos órfãos e as viúvas e tudo isto acontecia, porque o povo não observava a Lei do Senhor. Mas Deus sempre levantava um profeta ou líder para trazer o povo de volta a sua Lei, estes homens eram a autoridade de Deus para o seu povo.

Não é diferente quando observamos os relatos do novo testamento, em sua maioria, às cartas paulinas, são cartas de exortação, contra os maus obreiros e falsos apóstolos, infiltrados no seio da igreja em seu tempo, assim segue as cartas de Pedro e do Apostolo João, mas a diferença, entre o tempo apostólico e o nosso, é que a palavra dos Apóstolos que estiveram com Jesus era autoridade máxima junto com as escrituras (o antigo testamento) na igreja local daquela época, isto não acontece mais hoje, o cânon foi fechado e os escritos foram preservados e estes escritos são a nossa autoridade hoje.

Na historia da igreja, encontramos relatos onde a tradição católica se coloca como autoridade junto com as escrituras, legislando o que bem entende e criando dogmas não sustentados pela escritura e pelos apóstolos de Cristo. Mas por meio dos reformadores e do avivamento de sua época, hoje temos de volta as escrituras e o sacerdócio de todos os crentes, não precisamos de novas idéias, temos nas escrituras tudo o que precisamos para adorar a Deus e viver uma vida santa.

Hoje, uma nova luta tem se travado, existem alguns pastores e pseudoapóstolos, que estão se colocando acima das escrituras, eles usam as escrituras somente para apoio de suas idéias mirabolantes e heresias, eles não honram o texto sagrado, como diz Paulo, o texto “INSPIRADO POR DEUS” e fazem da noiva de Cristo, sua Igreja, o que bem entendem.

Você como cristão é responsável por sua fé, sua salvação não está ligada a estes homens, você tem o dever de honrar as escrituras e por meio dela, honrar seu Deus. Você não deve depositar cegamente sua vida na mão de qualquer um destes homens, e sim nas mãos de Deus. Os lideres levantados por Deus em nossas igrejas locais, não são infalíveis. Infalíveis são as escrituras! Estes homens levantados por Deus precisam de nossa oração, para que não se corrompam e os falsos precisam ser desmascarados quando possível, pois lembremos que o nosso Senhor disse que o joio cresceria junto com o trigo, em alguns momentos podemos não perceber o joio, mas estes o nosso Senhor conhece bem, deste ele mesmo cuidará. Você precisa ler as escrituras, você precisa estudá-la, você precisa memorizá-la[i] e quando você perceber algo que soe estranha a ela fique esperto.

Para te auxiliar na leitura das escrituras e uma boa compreensão da mesma, você precisa:
1-       Tenha um bom dicionário bíblico.
2-      Se possível compre uma bíblia de estudo com notas explicativas, neste caso de preferência a bíblia de estudo de linha tradicional ou se você for pentecostal e tiver restrições a ensinos reformados use a Bíblia de Estudo Pentecostal o que se deve ficar claro é que mesmo as notas explicativas de qualquer autor podem conter erro, elas também não são infalíveis, e no demais são notas interpretativas de determinado trecho da escritura e algumas interpretações podem conter erros.
3-      Faça leituras constantes de Teologia Sistemáticas e de bons livros de hermenêutica[ii], isto guardará você de cometer erros bárbaros e básicos contra as escrituras e caso você seja um pastor isto irá te guardar de conduzir sua congregação ao erro.
4-      Em sua interpretação de determinado trecho ou capitulo da escritura, sempre que possível confronte sua interpretação com outros autores e veja se você conseguiu enxergar o ponto central daquilo que o autor do texto bíblico tinha a dizer. Honre o que o texto significava para o autor ao escrevê-lo “nunca interprete um texto com esta intenção – o que isto quer dizer para mim – e sim o que isto queria dizer para o autor e seus contemporâneos”, isto te guardará de grandes erros, seu trabalho ao ler um texto é descobrir o que o autor tinha a intenção de dizer ou ensinar sobre determinado assunto e depois que você descobrir a intenção do autor, você deve aplica - lá em sua vida.
5-      Se possível consulte bons comentários bíblicos e honre os mestres que Jesus Cristo levantou em sua igreja, mas nunca se esqueça até estes mestres não são infalíveis.
6-      Aprenda com a historia, não leia somente os escritos de homens santo, que fizeram a diferença em suas épocas, leia sobre sua vida, e perceba o porque fizeram a diferença.

Faça o possível para ler o livro – Feridos em nome de Deus; Ed. Mundo Cristão; Marília de Camargo César.
Leia um trecho aqui:
Espero ter lhe ajudado, e naquilo que não fui claro, por pura incompetência minha, que Deus possa lhe ajudar, esta é minha sincera oração.
 Andrezinho rupereta



[i] Hoje temos diversas formas de ajudar as pessoas, que encontram dificuldade para ler ou até mesmo não o sabem, temos Bíblia em áudio por meio de CDs, mp3 e DVD.

[ii] 1·ciência técnica que tem por objeto a interpretação de textos religiosos ou filosóficos, esp. das Sagradas Escrituras. 2            interpretação dos textos, do sentido das palavras. 

1 comentários:


  1. Cracas ao desenvolvimento tecnologico, hoje temos a possibilidade de poder informarmo-nos e alertarmo-nos uns aos outros de forma eficaz. Confesso que fiquei meio chocado com esta noticia que fala de possiveis enganos tendo como protagonista o apstolo Valdemiro, porem, nao estou claro de tais acusacoes, pelo que elas nao vem reveladas e detalhadas neste blog, talvez fosse melhor explicita-las.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.